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Confira cinco problemas comuns que podem afetar o bom funcionamento do seu restaurante
Com seus mais de 12,5 mil restaurantes, São Paulo é considerada a capital mundial da gastronomia. Tem restaurante para todos os gostos. Da culinária indiana até a polonesa, passando pela grega, japonesa, tailandesa, dentre tantas outras.
Mas, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aproximadamente 35% dos novos estabelecimentos fecham suas portas antes mesmo de completar um ano de funcionamento. As incertezas e a volatilidade da economia brasileira são as grandes responsáveis por essa situação, mas não as únicas: muitos restaurantes fecham por não se atentarem a problemas que parecem básicos, mas podem comprometer toda a operação.
Reunimos uma lista com cinco falhas comuns em restaurantes e qual a melhor forma de resolvê-las para que o seu negócio prospere. Confira:
1 – Despreparo da equipe de atendimento
A falta de educação, atenção e cuidado com as necessidades dos clientes podem ser fatais para a reputação de um estabelecimento. As reclamações mais comuns dos frequentadores de maus restaurantes são as indelicadezas da equipe de profissionais, como falta de tato e empatia, além dos tradicionais erros nos pedidos. Estas falhas podem ser corrigidas com investimentos na qualificação da mão de obra e treinamentos da equipe por área de atuação. Boas experiências garantem que os clientes sejam fidelizados e retornem para novas refeições.
2 – Descuido no manuseio de alimentos
Existem muitas doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados, seja por falta de higiene ou exposição à alguma bactéria. A resolução nº 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece práticas de higiene obrigatórias para aqueles que manipulam os alimentos, tais como manter o local de trabalho e o depósito de alimentos limpos e organizados, colocar tela nas janelas e lavar bem as mãos após usar o banheiro. Caso o estabelecimento não siga todas as regras, pode receber advertências, multas, interdições e até perder a Licença de Funcionamento.
Em paralelo, uma reclamação ou postagem de uma foto comprometedora em uma rede social, pode gerar um grande prejuízo financeiro e de imagem ao estabelecimento.
3 – Falta de limpeza na caixa de gordura
Você sabia que os despejos que escoam pelos ralos e tubulações das cozinhas dos restaurantes passam por uma caixa de gordura? Ela é um recipiente cuja função é recolher a gordura, impedindo que ela acabe indo parar na rede de esgoto. Segundo a ANVISA, a caixa deve ter dimensão compatível com a quantidade de resíduos produzidos, deve ficar fora do local de preparação e armazenamento dos alimentos e estar em estado apropriado de conservação e funcionamento. Além disso, deve ser limpa com frequência para evitar pragas e mau cheiro, principalmente nos bares e restaurantes que produzem quantidades maiores de resíduos.
A biotecnologia é uma das mais seguras e vantajosas soluções para combater esse problema. O tratamento utiliza blocos sólidos com microrganismos capazes de realizar a degradação do material orgânico acumulado na caixa, de forma rápida e muito segura. Vale ressaltar, que o estabelecimento que não utilizar ou negligenciar a limpeza das caixas de gordura pode ter muitos prejuízos financeiros, como, por exemplo, a aplicação de multas.
Outro erro é improvisar a limpeza da caixa de gordura usando produtos não recomendados, como soda cáustica, que limpa a caixa, mas provoca um enorme impacto ambiental.
4 – Louças sujas
Uma cozinha desorganizada é um péssimo cartão de visitas. Todo restaurante precisa realizar a higiene completa e correta dos pratos, talheres, panelas e copos toda vez que estiverem sujos. Um garfo impregnado com sujeira ou um copo com marca de batom de outra pessoa podem desencorajar o cliente a voltar ao restaurante ou a indicá-lo para outras pessoas.
Nesse sentido, vale a pena investir em uma lava-louças profissional que, além de garantir a limpeza completa de todos os itens, possa gerar economia de tempo gasto e de dinheiro para o empreendedor. Outra dica é investir também em produtos de limpeza de qualidade, que favoreçam a remoção da sujeira de forma adequada e, sobretudo, eficiente.
5 – Má administração
A comida pode ser deliciosa, a decoração maravilhosa e o atendimento extremamente simpático. Mas, o fato é que não existe restaurante que sobreviva a uma administração descuidada e desorganizada. Um bom administrador é aquele que tem uma visão estratégica do negócio e saber lidar com crises. Fazer um curso de administração e realizar conversas regulares com a equipe, reiterando os princípios, objetivos e expectativas do estabelecimento, certamente trarão resultados positivos.
Sobre a SuperBAC
Fundada em 1995, a SuperBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
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