Diversas cidades brasileiras não contam com saneamento básico e estão sujeitas a muitos problemas ambientais e de saúde. Você é morador ou gestor de uma dessas cidades e não consegue mais lidar com essa situação insalubre? Então conheça uma solução biotecnológica inovadora em saneamento básico!
Saneamento Básico
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o saneamento básico é definido como o controle de todos os fatores do meio em que o ser humano habita que podem exercer efeitos nocivos sobre qualquer aspecto relacionado ao seu bem-estar.
A oferta satisfatória de saneamento básico por uma cidade inclui o abastecimento de água, coleta e tratamento de águas residuais — esgotos domiciliares, líquidos industriais e agrícolas — coleta de lixo e de águas pluviais, além do controle de inundações.
O cenário atual no Brasil aponta que:
82,5% da população é atendida com abastecimento de água tratada;
48,6% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto;
Apenas 39% dos esgotos no país são tratados.
De modo geral, nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento no Brasil atingiu grandes avanços, mas infelizmente ainda existem diversos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais frente à disponibilidade de infraestruturas, é um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro. Essas desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio.
Consequências da Falta de Saneamento Básico
Saneamento básico ausente ou mesmo insuficiente em uma cidade pode trazer diversos problemas à saúde da população, além de grandes impactos negativos ao meio ambiente como também interfere de forma expressiva no cálculo do IDH. Os setores mais impactados pela ausência de saneamento, são: meio ambiente, turismo, trabalho, saúde, educação e cidadania.
Confira abaixo como a falta de saneamento pode impactar de forma direta a Saúde e Meio Ambiente:
IMPACTOS NA SAÚDE
- Disseminação de vírus e bactérias;
- Internações e infecções intestinais;
- Dispersão de doenças como a hepatite, diarreia, dengue, verminoses e infecções respiratórias;
- Aumento da incidência de pragas, como ratos e baratas, que levam bactérias e doenças para dentro dos domicílios.
Segundo o Ministério da Saúde (DATASUS), em 2013 foram notificadas aproximadamente 340 mil internações consequentes de infecções gastrintestinais.
IMPACTOS AMBIENTAIS
- Contaminação do solo;
- Poluição de rios e mananciais;
- Redução dos recursos naturais;
- Deslizamentos de terras;
- Inundações;
- Contaminação do ar.
Aproximadamente 3.500 piscinas olímpicas de esgotos são incorretamente despejadas em rios, cursos d’água e oceanos apenas pelas 100 maiores cidades brasileiras.
Interferência no IDH
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mede o progresso de uma população a partir de três dimensões: saúde, renda e educação. São considerados então, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.
As doenças e o consequente afastamento ao trabalho ligados à falta de saneamento básico causam impacto na renda e na saúde da população de um município, interferindo de forma expressiva no cálculo do seu IDH.
É possível perceber, portanto, que o saneamento básico é muito importante para a promoção da saúde e bem-estar da população, além de proteger o meio ambiente e seus recursos naturais. Mas o que fazer quando não se tem apoio governamental suficiente? Existem soluções biotecnológicas muito eficientes!
A Biotecnologia é uma solução pontual para municípios sem saneamento básico
A biotecnologia desenvolve, por meio de pesquisas científicas, soluções ecologicamente corretas que auxiliam municípios que convivem com esgotos a céu aberto e sofrem com a ausência do saneamento básico. Essas soluções biotecnológicas corrigem problemas como, má funcionalidade de sistemas existentes, falta de tratamento de esgoto e alto índice de doenças infecto parasitárias e da mortalidade infantil. A solução proporciona a conscientização socioambiental através de um sistema pontual e econômico para o tratamento de esgoto e de fácil aplicação para suprir a falta de saneamento local sem necessitar de estrutura instalada. Ela é disponibilizada em forma de
pastilha, na qual contém alta concentração de microrganismos de ocorrência natural, que são liberados de forma constante e gradual, capazes de combater e prevenir entupimentos e manutenção de ralos e tubulações, digerindo compostos orgânicos causadores de odores desagradáveis e excesso de gordura. A solução entrega uma água pré tratada direto da residência para a natureza.
COMO É FEITA A APLICAÇÃO DESSA SOLUÇÃO
A aplicação da solução é bem simples e pode ser executada pelo próprio morador. A pastilha possui ação imediata, ou seja, assim que o produto é inserido no ralo da residência e entra em contato com a água, inicia-se o processo de liberação dos microrganismos para a digestão e combate de resíduos orgânicos presentes e proporcionar o pré tratamento da água.
Cada pastilha tem capacidade para pré tratar 10 mil litros de água durante 30 dias
Esse sistema oferece algum risco ao meio ambiente ou à saúde humana?
As pastilhas são compostas por microrganismos de origem natural certificados, não patogênicos, não oportunistas e não geneticamente modificados, ou seja, não causam doenças. Dessa forma, a biotecnologia não agride a saúde e nem o meio ambiente. Pelo contrário! Auxilia na redução dos efeitos negativos trazidos pela falta de saneamento básico.
Benefícios com o uso da biotecnologia no saneamento básico
Utilizar a biotecnologia como uma solução à falta de saneamento básico traz diversos benefícios aos municípios, entre eles:
- Eliminação dos odores nocivos provenientes de sistemas sanitários saturados;
- Redução da incidência de pestes que veiculam doenças, como os ratos e as baratas;
- Redução da poluição de águas e nascentes;
- Proteção dos recursos naturais;
- Diminuição de gastos com internações e problemas de saúde;
- Preservação da água e do meio ambiente
- Aumento do IDH dos municípios.
Você conhece alguma cidade que adotou a biotecnologia como solução de saneamento básico? Conte para nós através dos comentários!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais