A sustentabilidade se tornou um conceito fundamental nas últimas décadas. A humanidade percebeu os prejuízos gerados no ambiente e como atitudes negativas e desperdícios podem, inclusive, inviabilizar a vida no planeta.
A responsabilidade ambiental se tornou um diferencial para as empresas e também uma necessidade. Investir nela é agregar valor à marca, estar em harmonia com a natureza e respeitar princípios éticos fundamentais.
Quer saber um pouco mais sobre a responsabilidade ambiental na vida profissional? Confira nosso post e saiba mais!
O que é importante considerar entre as preocupações ambientais?
Pensar na relação da empresa com o meio ambiente, considerando as vidas no entorno, é fundamental. A vegetação, os animais, as pessoas e outros seres vivos são parte de um sistema e uma interferência negativa pode abalar toda essa dinâmica.
A sua empresa também deve se preocupar mais em desenvolver ações preventivas. Isso porque esperar ocorrer algum problema para investir em sustentabilidade gera prejuízos para o meio ambiente e para a imagem da corporação, demonstrando descuido e falta de compromisso com a sociedade e a natureza.
Quais as consequências da responsabilidade ambiental nos âmbitos profissionais?
A responsabilidade ambiental na vida profissional é fundamental e traz muitos benefícios para as corporações, a sociedade e a natureza. Confira abaixo as vantagens de uma postura ecologicamente correta nos negócios!
1 – Redução de custos com insumos
Economizar e reaproveitar insumos como
água, luz, papel e outros materiais é vantajoso para o meio ambiente e ajuda a reduzir despesas. Investir na economia de recursos naturais traz benefícios econômicos, ambientais e até culturais, pois educa os profissionais da empresa a levarem essa postura para outras áreas de suas vidas.
2 – Diminuição do volume de lixo
Um plano de gestão dos resíduos, buscando reduzir o volume de
lixo, destinar adequadamente e reaproveitar materiais é muito benéfico para o meio ambiente. Além disso, ajuda sua empresa a estar em conformidade com a legislação de
descarte de resíduos.
3 – Benefício de cooperativas de catadores
Separar materiais recicláveis e encaminhá-los para cooperativas colabora com o planeta e oferece renda para quem trabalha com a gestão do lixo. A parceria proporciona desenvolvimento econômico sustentável, otimiza a imagem da empresa e gera renda para o setor de reciclagem.
4 – Valorização da marca e marketing ecológico
O consumidor está cada vez mais exigente e preocupado com a postura das empresas. Ter um produto “verde”, ou seja, produzido em condições ecologicamente corretas agrega muito valor à marca. Isso significa que você pode utilizar a produção sustentável como um atrativo e um diferencial.
5 – Desenvolvimento de melhores relações com o governo, comunidade e órgãos ecológicos
Boas relações sempre possibilitam uma imagem positiva para a empresa. Contribuindo com o meio ambiente, a corporação também beneficia as comunidades que vivem no entorno. Além disso, ela evita processos jurídicos e punições por condutas antiéticas.
Quais os impactos negativos de não ter preocupação ambiental?
Não ter preocupações com o meio ambiente e focar apenas em maximizar lucros pode gerar muitos problemas para a empresa e para os ecossistemas. Se a empresa
polui algum ambiente, ela prejudica a si e às comunidades do entorno, que também ficam sem acesso ao meio natural e sujeitas a doenças e escassez de recursos.
Além disso, a falta de sustentabilidade desrespeita a fauna e a flora, levando à extinção de espécies e desequilíbrios ambientais, aquecimento global, entre outras questões. A irresponsabilidade ambiental também gera questões jurídicas com o Estado, como multas e processos. Além de que a imagem da empresa fica muito deteriorada.
Uma postura ética e ecologicamente correta traz excelentes benefícios para a organização e provoca um crescimento econômico pautado na sustentabilidade.
A responsabilidade ambiental apresenta vantagens como proteção da fauna e da flora, melhoria da imagem da empresa, redução de lixo, boas relações com governo e a sociedade e uma grande valorização da marca no mercado. A empresa só tem a ganhar preocupando-se com o meio ambiente, ajudando na conservação da natureza e evitando prejuízos sociais, financeiros e jurídicos.
Gostou de saber mais sobre as consequências da preocupação com a sustentabilidade para o negócio? Confira também nosso
post sobre o aprendizado em responsabilidade ambiental que o desastre que aconteceu em Mariana nos oferece!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais