Todo mundo já ouviu falar da propagação da poluição de plástico nos oceanos — principalmente após a divulgação do
relatório do Fórum Econômico Mundial em janeiro, mostrando que, em peso, encontraremos mais plásticos nos oceanos em 2050.
Mas quantos de nós percebem o quão séria a situação da poluição dos oceanos realmente é? Ainda de acordo com o Fórum Econômico Mundial, a quantidade de plástico que é despejada atualmente em nossos oceanos, a cada ano, é o equivalente a um caminhão de lixo de plástico por minuto. Para entender melhor o que está acontecendo, continue a leitura.
Uma quantidade alarmante de plástico
O relatório mostra, ainda, que pelo menos oito milhões de toneladas de plásticos vazam para o oceano anualmente. Imagens do que o lixo tem feito para a vida selvagem são frequentemente vistas em campanhas de sensibilização, especialmente na internet.
Fato é que o lixo plástico no oceano atingiu um ponto alto — e está afetando drasticamente a vida selvagem, de maneiras mortais.
A situação pode ser reversível
Embora a situação pareça — e seja — terrível, não perca a esperança. Os plásticos são o material de força de trabalho da economia moderna e, por isso, surgiu uma grande onda de inovação da substância, com benefícios para toda a cadeia de abastecimento.
Na Europa, por exemplo, 53% das embalagens de plástico já podem ser recicladas. Iniciativas mundiais como essas podem ser a solução dos nossos mares.
De acordo com o relatório, outras maneiras de reduzir a quantidade de plástico nos oceanos incluem:
- Criar uma efetiva economia de uso de plásticos;
- Aumentar a economia, a qualidade e os incentivos à reciclagem;
- Ampliar a adoção de embalagens reutilizáveis;
- Melhorar o armazenamento, coleta e, principalmente, o descarte dos materiais;
- Intensificar os esforços existentes para compreender o impacto potencial das substâncias que levantam preocupações;
- Acelerar o desenvolvimento e a aplicação de alternativas seguras;
- Promover campanhas de conscientização e políticas mais rígidas a nível global;
- Desenvolver conhecimentos e construir uma base de evidência econômica e científica;
- Envolver os decisores políticos.
As incríveis utilidades do plástico
A ideia aqui é simples — Reduzir, Reutilizar, Reciclar, nessa ordem. Com certeza você já ouviu sobre os Três Rs centenas de vezes; mas, mais do que nunca, essa premissa é fundamental quando falamos de plásticos. Afinal, o material é parte essencial da nossa indústria e cotidiano.
Então, como não podemos acabar com seu uso, precisamos fazê-lo de maneira consciente. Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas para você implementar no seu dia a dia e, assim, fazer sua parte na
recuperação dos oceanos e da fauna marinha:
Diga não aos plásticos de uso único
Na hora de ir ao supermercado, leve o seu próprio saco de compras com você. E, também, use garrafas de bebida reutilizável ou uma caneca para bebidas quentes.
Mantenha as praias limpas
Cada pedaço de plástico removido da praia é uma coisa boa — e pode significar um animal salvo. Quando sair da praia, sempre leve todo o seu lixo com você. Se você encontrar o lixo de outra pessoa na sua área da praia, faça a coisa certa e remova-o.
Convença seus amigos e familiares a praticarem esses hábitos
Cuidar do meio ambiente e ajudar a diminuir a poluição dos oceanos cabe a cada um de nós. Menos plásticos e menos resíduos é uma boa notícia para todos nós — e para o planeta. Portanto, espalhe essa ideia!
O que você tem feito para diminuir a poluição dos oceanos? Você tinha noção da gravidade dos problemas que nossos mares estão enfrentando? Para mais artigos como este, siga-nos no
Facebook, no
LinkedIn e no
YouTube para acompanhar todo o nosso conteúdo!
– See more at: http://blog.superbac.com.br/oceanos-terao-mais-plasticos-do-que-peixes/#sthash.b37UDjYg.dpuf