O que é indústria 4.0 e qual sua importância?
Publicado em 26 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 9 de junho de 2022Já são quase 250 anos desde que a primeira Revolução Industrial começou e o modo como produzimos continua evoluindo. Nesse princípio do século XXI, estamos entrando no que está sendo chamado de indústria 4.0. Mas o que é indústria 4.0, a sua importância e seus impactos? Confira o texto e conheça mais sobre o assunto.
Qual foi o caminho até a indústria 4.0?
Antes de tudo, precisamos voltar um pouco no tempo. A primeira grande transformação, a chamada Revolução Industrial, aconteceu por volta do ano de 1760, na Inglaterra, com a mecanização das fábricas têxteis por meio da máquina a vapor. Essa foi a indústria 1.0.
O período entre o final do século XIX e primórdios do século XX ficou marcado pelo começo do uso da eletricidade, dos derivados do petróleo e pela produção em série. Isso proporcionou o aumento da produtividade e redução de custos, estabelecendo a indústria 2.0.
Na indústria 3.0, desde meados dos anos 70, temos o início da automatização de diversos processos, que deixaram de ser feitos por humanos e passaram a ser tarefas de robôs e computadores.
O que é indústria 4.0?
Chegamos à indústria 4.0. Ela é caracterizada pela combinação de diversas tecnologias que ganham espaço atualmente, como a internet das coisas, o big data, a computação em nuvem e a integração entre sistemas físicos e cibernéticos, criando as “fábricas inteligentes”.
A intenção é descentralizar a produção e permitir que as decisões sejam tomadas em tempo real, com base em dados precisos ou até mesmo de forma autônoma por máquinas, de acordo com as necessidades de cada momento.
O termo foi usado primeiramente pelo governo alemão em 2011, durante a implementação de um projeto de fábricas informatizadas. Desde então, a indústria 4.0 ganha força e mostra que a revolução está em curso. No Brasil, fala-se pouco sobre isso, mas já há preocupação do governo em oferecer incentivos e difundir o conceito.
Quais são seus impactos?
Tais mudanças tecnológicas vão trazer alterações profundas nas indústrias. Serão nítidos os ganhos de produtividade, economia de materiais e redução dos gastos com manutenção, já que as máquinas terão informações para operar de maneira mais eficiente e seguindo as flutuações de demanda. Tudo isso vai se traduzir no crescimento da lucratividade.
Os consumidores terão acesso a produtos personalizados que estarão de acordo com seus interesses. Será possível adaptar uma fábrica para que ela produza mercadorias diferentes em pouco tempo, transformando a ideia de manufatura.
Por outro lado, a indústria 4.0 pode fazer com que vários postos de trabalhos deixem de existir ou mudem de área, obrigando os trabalhadores a se atualizarem para conseguir uma recolocação.
Que oportunidades ela gera?
Essa nova Revolução Industrial criará uma demanda por inovação poucas vezes vista. Empreendedores que se arriscarem e buscarem o aprimoramento tecnológico serão recompensados.
Surgirão novos modelos de negócio, como já pode ser percebido nas empresas de tecnologia. Porém, mesmo as indústrias “antigas”, como a indústria automobilística, tem margem para progredir, como vemos no caso dos carros autônomos.
Muitas das tecnologias mencionadas precisam de aprimoramento para fazer parte da cadeia industrial. Outras nem sequer foram inventadas ainda! Isso mostra que o futuro é promissor e saber o que é indústria 4.0 torna-se importante para não ficar para trás nessa corrida.
Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe o que vem por aí nas indústrias, compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe as novas tendências por aí!