O milho fica apenas atrás da soja como produto mais cultivado em solos brasileiros. Além do elevado volume de exportação, é bastante usado internamente, na preparação dos mais diversos pratos, bem como a alimentação dos suínos. Portanto, o mercado de milho é altamente pujante, não só no Brasil, mas também fora dele.
Quem é agricultor precisa estar atento às perspectivas e tendências desse mercado. Além disso, deve conhecer as práticas que ajudarão a assegurar a boa colheita do milho. Continue a leitura até o final e saiba mais sobre cada um desses pontos citados!
Como está o mercado de milho atualmente?
Os preços do
milho tendem a se manter atrativos para os agricultores. Importante frisar, no entanto, que o conflito entre Rússia e Ucrânia impactou, em parte, a produção em escala global.
Apesar desse conflito que já completou um ano, existem fatores externos que podem favorecer os produtores internos do milho. Convém ainda destacar que a
elevada produção de milho no Brasil gera empregos, tanto no setor alimentício quanto na produção de etanol.
Quais as perspectivas para esse mercado?
Hoje, a saca do milho está cotada a R$ 85,42. A commodity pode ser usada como um investimento, principalmente os contratos futuros.
Em outras palavras, a ideia de um contrato futruro é
proteger o investidor de variações de preços, vindo a prejudicar sua margem de lucro. Para que os produtores continuem ganhando, é preciso que o clima seja favorável, e isso está acontecendo.
Como ter uma boa colheita do milho?
Por ser uma commodity de grande importância ao agronegócio brasilero, o milho inspira vários cuidados. Acompanhe os subtópicos seguintes e conheça algumas das principais práticas para assegurar uma boa colheita!
Preparação do solo
Se necessário, use fertilizantes no
solo. Também se for o caso, verifique o nivel de
acidez, pois, em um pH baixo, é preciso aplicar algum procedimento corretivo, como a adição de calcário. Além disso, um solo solto e bem drenado também favorece a boa colheita do milho.
Plantio e colheita na época certa
A época boa do plantio é quando as condições climáticas são favoráveis e o solo esteja aquecido o suficiente. Além disso, é recomendado que o milho seja plantado em fileiras, com um bom espaço entre as sementes.
Sobre a colheita, o momento certo é quando os grãos estão duros. Vale destacar que a colheita precisa ser feita antes de uma condição adversa ocorrer, como uma geada ou chuva excessiva.
Controlar as pragas e doenças
A ferrugem e a mancha-branca são algumas pragas e doenças que acometem o milho. Nesse sentido, é de suma importância que a plantação seja
monitorada com frequência, pois isso ajuda a detectar com antecedência algum problema, facilitando o
controle.
O mercado de milho está animador para o produtor brasileiro. Além disso, a commodity pode ser usada como forma de investimento em contratos futurors, protegendo as pessoas de flutuações de preços. Ficando apenas atrás da soja, o milho é um produto estratégico do agronegócio brasileiro, tanto em exportação quanto no consumo interno.
Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail as novidades do blog!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais