Limpeza da caixa de gordura: o que você precisa saber
Publicado em 6 de julho de 2017 | Atualizado em 9 de junho de 2022Imagine chegar a sua cozinha e ver água de esgoto espalhada por todos os cantos, com um odor forte e desagradável. Muitas vezes nos esquecemos da limpeza da caixa de gordura, até porque é um local que normalmente fica bem escondidinho, acabando por não nos incomodar. Mas, por uma situação como essa e outras possíveis, como a proliferação de insetos e os altos custos de manutenção, a higienização da caixa não pode ser levada como um mero detalhe ou mais uma etapa do processo de limpeza.
A caixa de gordura recebe a água da cozinha. Sendo assim, tudo que desaparece no buraco da pia passa por lá. Essa caixa retém a gordura para que somente o líquido sujo vá para a rede de esgoto. O processo de retirada dessa gordura deve ser feito a cada três meses, ou, dependendo do uso, até mesmo semanalmente!
Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a limpeza da caixa de gordura.
Passo a passo para uma limpeza de qualidade
Para que a limpeza da caixa de gordura seja feita da melhor maneira possível, é ideal que todo o material utilizado no processo seja reservado exclusivamente para esse fim, lembrando sempre de higienizá-lo com muito cuidado e atenção após o uso.
Siga as seguintes instruções:
1) Coloque luvas de borracha: elas o protegem de qualquer microrganismo que possa fazer mal ao seu corpo, prevenindo de possíveis doenças ou mesmo infecções que podem ser bem graves;
2) Recolha toda a gordura depositada: use uma pá ou uma peneira. Essa etapa vai fazer com que possíveis entupimentos e vazamentos sejam evitados. Coloque tudo o que retirou em um saco plástico bem resistente. É importante que você não deixe que essa gordura vá para o esgoto. Não a jogue no vaso sanitário, por exemplo. Se fizer isso, todo seu trabalho terá sido em vão;
3) Tenha certeza de que tudo está limpo: raspe as paredes e as tampas com uma espátula ou uma pequena faca. Garanta que toda a gordura acumulada seja retirada;
4) Dê adeus àquele restinho de gordura que ficou: como toque final, esfregue a caixa com uma escova ou uma vassoura, jogue água fervente e um produto desengordurante apropriado. Depois é só utilizar água sanitária e enxaguar bastante! Para facilitar, recomendamos que você utilize água sob pressão. Deixe a água escoar, e sua caixa ficará muito bem higienizada!
Higienização pelo método biológico
Além do processo manual, descrito antes, você também pode optar pelo método biológico. Tem preguiça, nojo, falta de tempo? Esse é o método ideal para você!
Ele consiste na utilização de microrganismos que são próprios para a redução de gordura. Dessa maneira, basta jogar o produto no ralo da pia e os chamados biodegradores fazem toda a limpeza necessária, comendo a gordura indesejável. Não parece ser bastante prático?
Há empresas especializadas que comercializam esse tipo de material, que contém microrganismos desidratados, ou mesmo fazem toda a limpeza para você, com total higiene e segurança. Você também pode optar por essa opção.
O que achou dessas informações? São valiosíssimas, não é verdade? Comente nosso post e deixe sua opinião!