Lagoa da Eucatex ganha eficiência com uso de solução biotecnológica da SUPERBAC
Publicado em 29 de abril de 2020 | Atualizado em 9 de junho de 2022A Eucatex, um dos maiores grupos produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeiras e tintas e vernizes do Brasil tem 68 anos de mercado e uma planta em operação na cidade de Salto, interior de São Paulo, onde fabrica chapas de fibra e MDF. Como parte de seu processo a empresa contava com um sistema de tratamento de efluentes por lodo ativado composto por 2 lagoas de aeração. O efluente é originado principalmente pelos processo cozimento e desfibração da madeira de eucalipto, principal matéria-prima utilizada no processo da linha de produção da companhia. No início de 2018 uma das lagoas apresentou um problema estrutural e os efluentes gerados passaram a ser direcionados para uma única lagoa de aeração. Com a concentração da carga orgânica em apenas uma lagoa de aeração, era necessário manter a eficiência da operação e assim atender as exigências da linha de produção e da legislação ambiental.
Tecnologia SUPERBAC
Nesse momento a solução oferecida pela SUPERBAC, empresa pioneira em soluções biotecnológicas e com forte atuação na área ambiental, veio ao encontro das necessidades da Eucatex.“Nosso sistema estava subdimensionado e com a capacidade comprometida. Com o início da aplicação da solução da SUPERBAC os resultados já começaram a aparecer com o aumento da degradação da carga”, lembra Danilo Brunelli, coordenador de meio ambiente da Eucatex.Com a aplicação da solução biotecnológica aumentou a eficiência do sistema e houve a redução de parâmetros como DBO e DQO. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2018 a concentração média de DBO na saída final era de 750 miligramas por litro e caiu para 250 miligramas em agosto de 2018, o que representa mais de 65% de redução na concentração de saída do efluente do sistema. Em paralelo a Eucatex ampliou do sistema, construindo uma nova lagoa com sistema de ar difuso e, ao esvaziar a antiga lagoa utilizada notou que havia pouco lodo depositado no fundo do reservatório. Mais uma vez a solução biotecnológica foi uma grande aliada para a redução da concentração do resíduo no local.
“A redução do lodo também gerou uma economia em escala para a Eucatex. Com menos lodo, menor o valor gasto com a destinação”, completa Brunelli.Com os bons resultados alcançados, desde 2018 a SUPERBAC faz acompanhamentos das condições de todo o sistema, a equipe interna da Eucatex faz dosagens diárias e um representante técnico da SUPERBAC faz visitas mensais aos clientes. E o trabalho da equipe técnica é um dos pontos destacados pelo cliente, que se sente bem assessorado pelos profissionais da SUPERBAC, que estão sempre atentos às demandas do sistema, assim como as necessidades de ajustes nas dosagens. Atualmente, com adição de sistema de ar difuso implantados na Lagoa 03 e a continuidade do tratamento pela SUPERBAC nesta lagoa de aeração para redução de carga, está sendo possível absorver todo o efluente da planta por esta lagoa e manter a Lagoa 02 como um sistema de contingência. Os resultados chegam a redução de DBO chegam até a 95% de redução de DBO no sistema como um todo.