Irrigação agrícola: tire aqui suas dúvidas
Publicado em 28 de setembro de 2017 | Atualizado em 9 de junho de 2022A irrigação agrícola tem o objetivo de favorecer o fornecimento controlado de água para as culturas, o que assegura a sobrevivência e a produtividade da plantação. As técnicas de irrigação datam de mais 6.000 anos, tendo sido usadas, inicialmente, pelos mesopotâmicos e egípcios.
Há diversos métodos de irrigação agrícola, que definem a forma que a água é aplicada nas plantações.
Além disso, a escolha do método depende de diversos fatores como: clima, tipo de cultura, tipo de solo, topografia e entre outros. Confira a seguir os principais métodos de irrigação agrícola:
-
Gota a gota: a água sai por pequenos gotejadores colocados juntamente aos pés das plantas;
-
Infiltração: são abertos sulcos entre as fileiras de plantas;
-
Escorrimento: a água escoe por canais, tendo seu excesso recolhido por uma vala coletora;
-
Pivô central de irrigação: dispositivo central de água giratória com microjatos ou aspersores.
Os sistemas de irrigação agrícola
Saiba como funcionam os 5 sistemas de irrigação agrícola mais usados. São eles:
1. Sistema de irrigação vala
Este é um dos sistemas de irrigação mais antigos. Trata-se de valas feitas entre as fileiras de plantações.
As valas são enchidas de água, seja manualmente, por bombas ou fluxo de gravidade. Este sistema já foi muito usado por agricultores, mas hoje caiu em desuso.
2. Sistema de irrigação por aspersão
Usado em grandes áreas de terras. Usa-se um sistema de pivô central com longos tubos de aço ou sprinklers em alumínio.
Os aspersores são ligados em uma plataforma móvel ou a mangueiras flexíveis. O sistema tem rodas presas, que ao irrigar a terra, ela vai criando círculos.
3. Gotejamento
Este sistema utiliza tubos com pequenos furos ou orifícios para fazer o transporte de água diretamente para as raízes das plantas.
A vantagem desse sistema é que a água é usada de forma eficiente e sem desperdício no escoamento ou a partir de evaporação. Por isso, é considerado o sistema de irrigação agrícola mais eficiente.
4. Terraceamento
Este sistema de irrigação é extremamente complexo, sendo usado para solos inclinados e encostas.
As plantações são colocadas em zonas de níveis e a terra é intensificada. A água é derramada no topo da encosta, atingindo todos os níveis.
5. Subirrigação do sistema
Trata-se de um sistema relativamente com um custo maior e, geralmente, é usado para regar plantas em vasos.
Este tipo de irrigação é feito a partir de tubos que são colocados abaixo das plantas. Muitas vezes, se adiciona à água produtos químicos e nutrientes que visam um crescimento vegetal mais saudável.
A importância de escolher o sistema de irrigação adequado
É preciso escolher o melhor sistema de irrigação de acordo com as características e peculiaridade da cultura, do solo e condições climáticas. A partir daí, a eficiência de um sistema de irrigação refere-se à quantidade de água que é absorvida, de fato, pela planta. A produtividade agrícola depende da boa escolha e manipulação do sistema de irrigação.
O manejo incorreto dos sistemas pode causar problemas relacionados à escassez de água e salinização do solo, o que limita a produção agrícola e causa diversos prejuízos. A salinização ocorre principalmente nas regiões áridas e semiáridas, em que os índices pluviométricos são menores e a evapotranspiração intensa.
A legislação brasileira obriga que antes de se iniciar a construção de um sistema de irrigação agrícola, os produtores consultem as prefeituras locais para verificar se há algum tipo de restrição para uso de água para irrigação.
Se o sistema for construído sem essa consulta, o agricultor corre o risco de ter sua obra embargada, receber multas e ter seu equipamento confiscado.
Ainda tem alguma dúvida sobre irrigação agrícola? Compartilhe-a com a gente nos comentários!