As indústrias de óleo e gás desempenham um papel muito importante na economia nacional brasileira. Entretanto, as políticas focadas no meio ambiente e sustentabilidade estão ganhando cada vez mais espaço e exigem que as empresas se posicionam sobre o gerenciamento dos seus resíduos. As organizações precisam cumprir as legislações vigentes para evitar transtornos.
Mas o gerenciamento de resíduos provenientes da exploração e da produção de petróleo ainda gera dúvidas referentes à água produzida durante os processos. Neste conteúdo, vamos mostrar como funciona o tratamento desse recurso na indústria de óleo e gás e explicar como diminuir os resíduos. Além disso, vamos falar sobre a importância desses tratamentos.
Gostaria de conhecer algumas opções de tratamento de resíduos? Siga em frente e descubra informações relevantes!
Qual é a importância do tratamento de água na indústria de óleo e gás?
O tratamento da água na indústria de óleo é gás é fundamental para a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. As normas que regem esse processo são bastante rígidas e impõem sanções caso haja descumprimento. A
Lei nº 9.966/2000 e a
Lei nº 14.134/2021 estabelecem
autuações e penalidades aos infratores.
Diante disso, as indústrias de óleo e gás enfrentam enormes desafios tendo em vista a sua produção ser dispendiosa e a existência de inúmeros requisitos ambientais a serem cumpridos. As empresas precisam assegurar e comprovar que não provocarão danos irreversíveis no meio ambiente e que produzirão impactos negativos nos ecossistemas sob pena de pagar multas vultuosas.
Quais são as opções de tratamento de água nesses segmentos?
A indústria de óleo e gás precisa obter benefícios ao realizar a integração de processos e recuperar o petróleo após a injeção de águas oceânicas, residuais ou salobras. Ela recebe o apoio das estações para o tratamento de água e deve criar planos para cumprir as exigências legais. Veja a seguir como é feito o tratamento dos recursos hídricos!
Produção econômica e sustentável
Planejar uma produção econômica e sustentável é o primeiro passo para atingir as metas e cumprir as regras que estão em vigor. É indispensável buscar estratégias para ganhar sustentabilidade e recuar as agressões que a indústria causa ao meio ambiente. Vale a pena investir no reaproveitamento e reciclagem de recursos para evitar a sua escassez.
Cultura da sustentabilidade
Os discursos sobre sustentabilidade são relevantes, contudo, eles precisam ser inseridos na cultura da indústria. As práticas cotidianas dos colaboradores devem ser modificadas para a realização das atividades industriais com responsabilidade. As rotinas das organizações podem incluir o conhecimento dos conceitos de ecologia e o treinamento dos seus funcionários para a redução dos impactos negativos no ambiente.
Adoção de tecnologias
As indústrias de óleo e gás podem adotar
tecnologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas por empresas paralelas e estações de tratamento de água. Há alternativas que podem ser adaptadas para esses setores e inclusive serviços de consultoria para garantir o cumprimento das normativas já publicados que tratam sobre
águas e efluentes envolvidos em seus processos.
Opção da Superbac
A Superbac disponibiliza soluções para tratamento de resíduos biológicos e efluentes industriais com a aplicação de processos biotecnológicos. Essa parceira utiliza a biotecnologia para reduzir o nível de óleos presentes em efluentes, degradar os compostos orgânicos e diminuir os odores dos sistemas. Os microorganismos selecionados são uma solução biotecnológica que atende os requisitos legais.
Agora você já sabe como funciona o tratamento da água na indústria de óleo e gás! A Superbac atua no mercado a mais de duas décadas e entrega soluções de alto desempenho para diversos segmentos. A empresa conta com um centro de pesquisa e desenvolvimento que é referência para substituir processos produtivos de modo economicamente viável.
Deseja saber um pouco mais sobre a opção da Superbac? Então
acesse o site e verifique outros detalhes!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais