O saneamento básico é um recurso que mudou a realidade da saúde pública e do meio ambiente. Porém, ele não vai atingir todas as regiões, de modo que alguns locais ainda requerem a implantação de fossas sépticas.
Por esse motivo, é fundamental voltar o olhar para 2 aspectos já citados: saúde e meio ambiente. Isso porque a falta de tratamento das fossas pode causar grandes prejuízos para ambos os aspectos.
Pensando nisso, as empresas buscam oferecer soluções efetivas para a limpeza desses recursos. Isso minimiza o risco não só para a saúde, mas também para o meio ambiente.
Entenda o que são fossas sépticas
Como vimos, o saneamento básico não consegue contemplar todos os locais do país. Exemplo disso são as áreas rurais que, por não contarem com esse recurso, vão precisar lançar mão de outras medidas de tratamento.
Assim, as fossas sépticas se mostram excelentes soluções paliativas a fim de evitar a existência de esgoto a céu aberto. Porém, vale deixar claro: são estruturas temporárias, ou seja, quanto antes conseguir saneamento, melhor.
Dito isso, vamos entender o básico do funcionamento de um fossa. No geral, envolve um processo de decantação, no qual a parte sólida se sedimenta ao fundo e, em contrapartida,
a gordura fica retida.
Veja a importância do tratamento
Você consegue imaginar o quão prejudicial seria o contato do esgoto direto com a natureza? Bem, logo de cara podemos citar a
contaminação não só do solo, mas também da água.
Além de prejudicar a qualidade dos dois elementos, também causa um grande impacto ambiental no que diz respeito aos ecossistemas envolvidos. Afinal, o que aconteceria com os animais que têm a água como habitat ou que a utilizam para beber?
E não é só o meio ambiente o único prejudicado. A partir do momento em que há contaminação, existe um risco muito grande de parasitoses para os seres humanos. A água contaminada pode apresentar, por exemplo, larvas e ovos de parasitos.
Por isso, o tratamento de uma fossa séptica pode diminuir consideravelmente a ocorrência de infecções e contaminações de modo geral.
Saiba como o Bio Cubo pode ajudar
Diante dos riscos associados a uma fossa séptica, a SUPERBAC desenvolveu uma solução muito interessante para o tratamento: o Bio Cubo.
A solução possui a tecnologia Smartbac, com bactérias inteligentes capazes de aumentar a eficiência do sistema. O Bio Cubo possui um sistema de auto dosagem, que dispensa procedimentos de dosagem diária de produto. Ele funciona por meio da liberação de microrganismos diretamente na fossa, acelerando o processo de degradação dos dejetos sanitários.
O resultado é uma fossa séptica com menos odor, menos casos de entupimento e uma vida útil ainda maior.
Concluímos, então, que o Bio Cubo pode prolongar o tempo de vida de uma fossa séptica, além de combater fatores que tiram o sono: o mau cheiro e o risco de contaminação e entupimento. Lembre-se de que, idealmente, a fossa vai ser temporária, ou seja, existir apenas até o saneamento básico. Porém, por mais breve ou prolongada que seja o estabelecimento dela, cabe aos proprietários manterem cuidados dignos para evitar os prejuízos.
Então, chega de riscos e de mau cheiro! Que tal
conhecer um pouco mais sobre nossa solução?
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais