Muito se fala sobre os fertilizantes biotecnológicos, mas será que são soluções realmente efetivas? Bem, podemos garantir que sim! E isso não somos nós falando, mas vários produtores que já utilizaram o recurso.
Apresentamos uma série de vantagens, elencadas por produtores que obtiveram sucesso e pelos nossos estudos. Confira abaixo!
Sustentabilidade
A biotecnologia, por ser capaz de entregar compostos para o solo ricos em bactérias e macro e micronutrientes, proporciona vários benefícios às culturas onde é aplicada, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.
Aumento de disponibilidade de nutrientes para as plantas:
Os fertilizantes biotecnológicos conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas arilsulfatase, betaglicosidase e fosfatase ácida envolvidas no ciclo do enxofre, carbono e fósforo, enriquecendo as plantas com mais nutrientes.
Maior enraizamento e produtividade
Os fertilizantes biotecnológicos contribuem para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.
Melhoria das características do solo – biota em equilíbrio
Biofertilizantes são capazes de promover a melhoria do solo em três níveis: físico (estrutura/porosidade), químico (macro e micronutrientes/fertilidade) e biológico (estimula e melhora a parte viva – microrganismos e microfauna), formando, consequentemente, um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.
Nutrição com macro e micronutrientes
Fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias, que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.
Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos
Durante a decomposição de fertilizantes biotecnológicos ocorre a liberação de ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como, por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.
Por isso, quando você oferece recursos ao plantio para garantir o melhor desenvolvimento dele, sem dúvidas vai obter resultados a curto e a longo prazo. De cara, a melhor nutrição do solo vai se mostrar presente em cada etapa envolvida no processo.
Porém, a longo prazo o resultado também é visto. E é aí a chave da questão: uma colheita de sucesso reflete a maior produtividade decorrente do uso de fertilizantes.
Para finalizar, sabemos que muitos produtores têm receio de não conseguir manejar os fertilizantes biotecnológicos. Aqui, faz toda diferença uma assistência especializada, capaz de orientar os trabalhadores a como fazer a manutenção do processo. Por isso, a SUPERBAC oferece esse tipo de serviço, que vai muito além de apenas vender um produto. Ela caminha, lado a lado, com os produtores rumo aos melhores resultados.
Quer entender melhor sobre o assunto?
Confira alguns mitos que rondam o uso de fertilizantes!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais