O esgoto entupido é um problema recorrente em muitas empresas; seus principais sinais de manifestação são o mau cheiro e o retorno do esgoto por meio das pias e descargas de banheiros. Por mais simples que essas evidências pareçam, elas podem gerar um grande impacto na saúde humana.
O mau odor consegue atrair vetores de doenças como ratos e insetos, já o retorno do esgoto industrial, por ser composto de dejetos, matéria inorgânica e orgânicas contaminadas, torna a população vulnerável a problemas de saúde como hepatite, febre, disenteria, cólera, poliomielite, verminoses, giardíases, amebíases e arboviroses.
Mas você sabe quais são os principais fatores causadores do entupimento do esgoto? Continue a leitura, que vamos lhe mostrar!
Quais são as principais causas de ter esgoto entupido?
O esgoto entupido está geralmente ligado ao descarte incorreto dos resíduos. Muitos desses elementos são itens despejados inadequadamente nas tubulações de maneira tão rotineira que sua prática se tornou um hábito.
Então, veja abaixo os principais tipos de resíduos descartados incorretamente!
Descarte de alimentos
Muitas empresas contam com um local de cozinha para que seus funcionários façam suas refeições e lanches, e é nessa área que ocorre esse tipo de descarte. Quando a limpeza das panelas, pratos e recipientes
é realizada sem que primeiramente haja o descarte dos restos de comida no lixo, as sobras vão parar na tubulação, se acumulando e aglutinando.
Descarte de material de higiene
Ainda é muito comum que algumas pessoas descartem itens de higiene como papel higiênico, fio dental, cotonetes, absorventes e até mesmo fraldas em vasos sanitários. Entretanto, como o encanamento no Brasil não foi planejado para receber resíduos sólidos, esses materiais colaboram com o entupimento das tubulações.
Descarte de óleo e gordura
As empresas que fazem o uso ou produzem o óleo e/ou gorduras em suas atividades, possuem a responsabilidade de descartá-lo corretamente. O óleo e a gordura não se diluem na água, e aos esfriarem se solidificam e permanecem nas paredes das tubulações, impedindo o fluxo da água e causando o retorno do esgoto.
Descarte de pelos
Algumas empresas dispõem aos seus funcionários e clientes instalações para banho, e é nessas áreas que ocorre o entupimento do encanamento devido ao acúmulo de pelos. É natural que os fios de cabelos caiam durante o banho, contudo, ao passarem pelo ralo do banheiro, os pelos se juntam e formam uma parede forte que bloqueia o fluxo da água.
Descarte de produtos químicos
O descarte de produtos químicos em tubulações sem que haja a verificação de um profissional especializado é muito comum. Em alguns casos essas substâncias químicas podem até funcionar, mesmo que paliativamente, porém, seu uso contínuo e em dosagens erradas consegue oxidar, solidificar e obstruir a encanação.
Conhecer os principais elementos que entopem o esgoto é muito importante, pois ao identificá-los podemos impedir que o problema ocorra.
Mas e nos casos em que o problema já ocorreu? O que deve ser feito para tratar o entupimento do esgoto?
Como tratar o esgoto entupido?
O esgoto entupido pode ser tratado tanto por um profissional especializado quanto por conta própria, e suas medidas de tratamento vão desde práticas manuais a soluções sustentáveis.
No desentupimento manual, equipamentos como luvas resistentes, mangueiras, cabos flexíveis e o uso de água quente podem ser o bastante para solucionar o problema, mas vale ressaltar que esse método não previne que haja novamente o entupimento.
Como medida sustentável para tratar o desentupimento do esgoto está a criação de uma rotina de limpeza dos ralos, fossas sépticas e
caixas separadoras de óleo e de gorduras usando soluções biotecnológicas.
Por mais que a solução manual não gere gastos, precisamos entender que aderir medidas obsoletas para lidar com o esgoto entupido é desrespeitar a
Lei n.º 12.305/2010, que estabelece os tipos de tratamento de efluentes nas atividades industriais. Por isso, o tratamento ideal para o seu negócio é aquele que faz o uso de soluções biotecnológicas capazes de eliminar odores, prevenir obstruções e usar organismos vivos que atendam às legislações ambientais vigentes.
Gostou do artigo? Então, confira mais um de nossos conteúdos e saiba mais sobre
como funciona o tratamento biológico aeróbico e anaeróbico!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais