Entenda o que é o índice ISE e quais são seus principais fatores
Publicado em 14 de abril de 2021 | Atualizado em 9 de junho de 2022Em dezembro de 2020, a B3 — a bolsa de valores brasileira — fez a atualização do índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). O objetivo do ajuste é atender às novas demandas do mercado. A ideia é adequar o índice para dar abertura a empresas que respondam bem às necessidades sustentáveis, associadas a uma boa governança corporativa. Durante a pandemia da Covid-19, o mercado financeiro viu os investimentos ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) apresentarem uma boa performance. Isso reforça a necessidade de termos um índice brasileiro para estimular as empresas a adotarem ações sustentáveis e atraírem novos investidores. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post. Vamos lá?
O que significa o índice ISE?
Para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao índice ISE, saiba que ele é uma ação pioneira na América Latina que tem por finalidade identificar quais são as empresas que estão mais alinhadas com boas práticas de sustentabilidade. Por meio de um cálculo, a B3 disponibiliza uma listagem com as empresas que apresentam melhor performance de atendimento aos critérios de sustentabilidade. Dessa forma, o índice ISE é uma carteira de empresas composta por 46 ações de 39 companhias. O ISE foi criado em 2005 e, desde então, acumula uma rentabilidade de destaque: 294,73%. Essa boa performance comprova que o mercado, o comportamento dos consumidores e os investidores valorizam empresas sustentáveis.Por que esse índice é importante?
Para entender melhor a importância do índice ISE, primeiramente vamos esclarecer o conceito de sustentabilidade. Pelo senso comum, a tendência é de acharmos que a sustentabilidade diz respeito somente às ações com foco no meio ambiente. Contudo, o termo vai além disso. Basicamente, a sustentabilidade tem a ver com todos os esforços feitos para reduzir os impactos negativos do desenvolvimento de negócios, como a desigualdade social e o aumento da produção de poluição. A sustentabilidade diz respeito ao ponto de equilíbrio, no qual a governança corporativa toma decisões inteligentes. Elas têm como objetivo a expansão do negócio enquanto a empresa combate possíveis impactos negativos à comunidade onde está instalada. Hoje, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem diversos pactos que atuam em frentes sustentáveis, como a redução de gases poluentes causadores do efeito estufa e o combate às desigualdades sociais. Muitos países são signatários, ou seja, firmaram o compromisso de atenderem às premissas desses pactos. O Brasil é participante assíduo. Nesse sentido, os países buscam implementar dispositivos que estimulem as empresas a adotarem ações sustentáveis. No entanto, mesmo sem esse incentivo governamental, existe a necessidade vista pelo mercado: os clientes estão cada vez mais conscientes e exigentes, e escolhem onde gastar o seu dinheiro. Esse mesmo movimento é feito pelos investidores. Por meio da alta liquidez, e também rentabilidade, das ações do índice ISE, a tendência é que outras empresas no mercado busquem melhorar a qualidade de suas decisões com foco no sustentável. Dessa forma, elas atraem novos investidores e, quem sabe, integrem a carteira do índice na próxima atualização feita pela B3.Como é feito o cálculo do ISE?
O cálculo do índice ISE é feito em tempo real e pode ser acompanhando na B3. São considerado os preços do lote padrão. O valor das ações é ponderado por meio do free float, que são os ativos em circulação, ou seja, sendo negociados no mercado financeiro. É necessário destacar que existe um limite de participação, que é definido pela sua participação conforme a liquidezQuais os critérios para participar do ISE?
Para que as empresas sejam elegíveis para compor o índice ISE, elas devem atender a alguns critérios. O processo seletivo para compor o índice é o resultado do desempenho a um questionário-base desenvolvido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a B3. É importante destacar que os critérios podem sofrer alterações ano a ano, conforme as necessidades do mercado. As questões avaliam sete dimensões do negócio, sendo elas:- geral — é avaliado o compromisso da marca com boas práticas sustentáveis;
- natureza do produto — impactos pessoais dos produtos aos consumidores, com foco na precaução e na disponibilização de informações de interesse deles, como a produção de alimentos orgânicos;
- governança corporativa — estrutura e gestão do conselho administrativo, como a disponibilização do relatório de sustentabilidade;
- econômico-financeira — gestão e desempenho;
- social — políticas corporativas e ações com foco na responsabilidade social, como uma política de diversidade e inclusão;
- ambiental — políticas corporativas e ações com foco na responsabilidade ambiental, como a bioaumentação para tratamentos de poluição;
- mudanças climáticas — resposta da gestão diante das necessidades causadas por esse tema. Por exemplo, uma política de uso de etanol na frota em vez da gasolina.