Sem o devido acompanhamento, as doenças na cultura da soja podem afetar desempenho da lavoura, comprometendo a produtividade e, por consequência, os resultados esperados. Com isso, é fundamental que o responsável pelo manejo da plantação seja capaz de identificar alguns sinais que podem indicar a presença de uma enfermidade nas plantas.
A partir disso, além das medidas de prevenção essenciais, é possível agir de forma precoce para conter o problema, evitando prejuízos maiores ao desenvolvimento do plantio. Dessa forma, o produtor contribui o para o sucesso da colheita, obtendo os melhores resultados possíveis.
Ferrugem asiática
Causada por um fungo, essa é considerada uma das principais, senão a principal, doença que afeta a cultura da soja. De acordo com a Embrapa, sem o controle e o monitoramento adequado, essa enfermidade pode gerar
perdas de produtividade de até 90%.
As características principais da ferrugem asiática são a presença de minúsculos pontos nas folhas da planta, geralmente de cor esverdeada ou acinzentada. Além disso, a parte da folha pode apresentar pequenas saliências, formadas pela estrutura de proliferação do fungo. Ainda assim, pode ser difícil identificar esse problema nos estágios iniciais, já que os sinais são bastante discretos em parte dos casos.
Antracnose
A antracnose é outra doença da soja provocada por fungos. Em geral, ela atinge as plantas ainda no início da cultura. Com isso, o produtor pode perceber o tombamento dos vegetais ou ainda a presença de manchas aquosas e posterior necrose nas vagens.
O risco de desenvolvimento de antracnose pode ser acentuado em regiões de
solo pobre (em especial com deficiência de potássio). Ao mesmo tempo, um clima quente e úmido pode favorecer a disseminação do fungo. Assim, em anos mais chuvosos, essa doença pode trazer impacto significativo na
produtividade ao reduzir as vagens viáveis.
Oídio
Em regiões de temperaturas mais amenas, o oídio costuma ser um problema mais frequente que a antracnose. Essa doença é consequência da disseminação de um fungo nas folhas da planta. Com isso, é possível perceber a presença de manchas e estrutura brancas.
À medida que a doença evolui, as folhas tem dificuldade em fazer a fotossíntese, o que faz com que elas caiam de forma precoce.
Mancha-alvo
Mais uma doença provocada por fungos que precisa ser controlada para evitar perdas significativas de produtividade em lavouras atingidas. A partir do momento em infesta a planta, o fungo atinge todas as estruturas do vegetal, incluindo as raízes.
Nas folhas, os sinais mais perceptíveis são as manchas em formato circular em tons de castanho, contornadas em tons de amarelo.
Mofo-Branco
Problema que também atinge outras culturas (como o feijão e o algodão), o mofo-branco começa com a formação de lesões encharcadas na planta, em especial ainda nos estágios de desenvolvimento. Com a evolução, as formações que dão nome a doença se formam, levando a morte da planta. Sem o controle adequado, o dano se expande por toda a lavoura.
É sempre importante reforçar que cada uma das doenças na cultura da soja pode exigir medidas próprias de prevenção e o controle apropriado. Porém, ações como a eliminação voluntária de plantas atingidas,
respeito ao vazio sanitário, monitoramento constante da lavoura, a adoção de mecanismo de rotação de culturas e a implementação de tecnologias eficientes são recursos valiosos nesse contexto.
Quer receber mais dicas para manter a produtividade no campo? Assine a nossa newsletter agora mesmo e se mantenha sempre atualizado.
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais