As datas comemorativas servem para lembrar as pessoas de temas importantes ao longo dos anos. E, o dia nacional da inovação é comemorado no dia 19 de outubro. Essa comemoração tem o objetivo de incentivar a inovação em todas as áreas. Isso para que todos se lembrem e comemorem o crescimento tecnológico.
Sem contar que o dia da inovação foi desenvolvido para ajudar a desenvolver a economia da competitividade e os meios sustentáveis do nosso país. Pode-se dizer que o Brasil é o líder do mercado da inovação, passando na frente de outros países do mundo. Nesta data são realizados workshops, palestras e são feitas atividades relacionadas com o assunto.
Deseja saber mais sobre o dia nacional da inovação? Continue a sua leitura!
Como surgiu o dia nacional da inovação?
A data foi separada e criada a partir da Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010, e foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A instituição da data é uma das iniciativas do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). No mesmo dia, se comemora o dia do profissional da informática, que apesar de não ser oficial, é comemorada pelas pessoas que trabalham ligadas à área.
Quais são as principais inovações nos segmentos de tratamento de efluentes e agricultura?
As inovações são as mais variadas possíveis, inclusive peculiaridades que as pessoas nem imaginavam, estão fazendo toda a diferença para o
setor da agricultura. A expectativa e a realidade estão transformando a realidade do campo. Separamos abaixo algumas das principais inovações da área. Confira!
A IoT (Internet das coisas) é uma das principais inovações
Em inglês, Internet of Things, é uma novidade que chegou para melhorar todos os processos que vão desde o tratamento de efluentes até o plantio e a colheita das
plantas. E, nada mais é do que a conexão que as coisas ou objetos têm com a Internet. Nos campos e nas propriedades, as máquinas e equipamentos já são interligados com a tecnologia, se tornando cada vez mais úteis para as pessoas.
O uso da biotecnologia
Por meio do tratamento de resíduos que é feito com o uso da
biotecnologia, a degradação dos materiais orgânicos é facilitada e é possível garantir o retorno da água tratada para os efluentes. Vale salientar, que essa tecnologia também auxilia na criação de animais em confinamento.
Sua utilização contribui para o aprimoramento das práticas de cultivo e tem impactos positivos na qualidade e variedade de produtos agrícolas. Os ganhos na produção também são um ponto positivo, pois os itens têm maior qualidade e existem menos perdas. E, tudo isso com o mínimo possível de desmatamentos.
Então, agora que você já sabe qual é o dia nacional da inovação, saiba que buscar fornecedores que também façam o uso das tecnologias é extremamente importante. A primeira atitude que essas empresas têm é verificar e entender quais são as características do sistema de tratamento do cliente.
Depois se responsabilizam por identificar quais são os melhores microrganismos para tratar os efluentes e assim por diante. Sendo assim, o ideal é contar com empresas especializadas e que tenham profissionais qualificados na área para atender as suas reais necessidades, afinal, eles também têm a inovação como um objetivo.
Gostou de nosso post sobre a inovação? Assine a nossa newsletter e receba as novidades em sua caixa de entrada!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais