Publicado em 10 de maio de 2022 | Atualizado em 24 de junho de 2022SUPERBAC2022-06-24T17:35:29-03:00
SUPERBACBIOTECNOLOGIAComentários desativados em Conheça aqui o SUPERBAC INNOVATION CENTER!
O SUPERBAC INNOVATION CENTER é um centro de pesquisas totalmente dedicado à biotecnologia que agrega uma combinação única e que foi construído para atender diversas demandas. Com 70 pesquisadores focados no desenvolvimento de biosoluções para o mercado brasileiro, o SUPERBAC INNOVATION CENTER possui a mais moderna planta de fermentação microbiana da América Latina.
Conheça a estrutura do SUPERBAC INNOVATION CENTER
O grande diferencial da estrutura do SUPERBAC INNOVATION CENTER é que ele fecha um ciclo completo, que vai da bioprospecção, ao processo de desenvolvimento, escalonamento em planta piloto e elaboração do produto final em escala industrial.
Os laboratórios são extremamente tecnológicos e acoplados à mais moderna planta de fermentação microbiana do Brasil. Nesses espaços, os pesquisadores se dedicam a decodificar a inteligência da natureza criando e transformando produtos e serviços que são de fácil utilização para os clientes. Veja a seguir mais detalhes sobre ele!
Laboratório de bioquímica
A estrutura do centro é composta por vários laboratórios. Um deles é o de bioquímica, onde são mapeados física, química e enzimaticamente as amostras de solos de todo o Brasil. Após o preparo das amostras, é possível ter uma visão qualitativa e quantitativa, reservatório de macro e micronutrientes, teores de matéria orgânica, circulação extracorpórea, pH e características físicas de textura.
Além disso, é um dos únicos laboratórios credenciados pela EMBRAPA para fazer a BioAs, ou seja, as bioanálises de solo. Nessa metodologia são quantificadas as enzimas Beta-glicosidase e Arilsulfatase, dando uma visão clara de como está a atividade biológica desse solo.
Laboratório de fermentação
No laboratório de fermentação, as equipes desenvolvem metodologias robustas que potencializam a produção de biomassa e de moléculas de origem microbiológica para cada uma das espécies de interesse. Ele é de extrema importância para o negócio da SUPERBAC, pois cada microrganismo, cada bactéria, cada fungo necessita de condições específicas para seu crescimento.
Todo o processo se inicia em pequena escala, em erlenmeyers de 200 mililitros, posteriormente em fermentadores de bancada de 5 litros e então no fermentador piloto de 150 litros.
Após passar por todas essas etapas com assertividade, é possível saber se o desenvolvimento da formulação está robusto o suficiente para, no futuro, ser realizado na biofábrica.
Laboratório de biologia molecular
No laboratório de biologia molecular é realizada a extração de todo o material genético do solo e outras matrizes diversas. Após o sequenciamento de DNA, quantifica-se e qualificam-se a vida ali presente. Com esta base de dados, a equipe de bioinformática consegue identificar as espécies e entender todas as inter-relações que ocorrem nesses solos, sua diversidade e consequentemente seu equilíbrio biológico.
Biofábrica
A biofábrica é uma das mais modernas plantas de fermentação microbiana das Américas. Ela possui uma combinação única: ampla capacidade produtiva com padrões sanitários robustos.
O projeto contempla 3 linhas independentes, em que 3 diferentes microrganismos podem ser multiplicados ao mesmo tempo. Isso só é possível devido ao elevado padrão sanitário que impede contaminações.
Na biofábrica podem-se implementar estratégias de fermentação focadas na produção em grande escala de biomassa, na obtenção de biomoléculas ou até na conversão biotecnológica de componentes de interesse.
Ela foi desenvolvida para internalizar e verticalizar a produção industrial de microrganismos, proteínas, enzimas e toda uma gama de ingredientes, além de contribuir para colocar o Brasil em uma posição de destaque no segmento biotecnológico.
Agora você já conhece o SUPERBAC INNOVATION CENTER, capaz de produzir os mais variados insumos biológicos, como biomassa microbriana, enzimas, metabólitos microbianos, corantes naturais, IFA’s, dentre outros.
Quer saber como podemos ajudar a sua empresa com bioinsumos e bioprocessos? Entre em contato conosco!
Distribuição da abundância de bactérias em seus grupos funcionais, incluindo:
Bactérias biofertilizantes;
Bactérias fitoestimulantes;
Bactérias protetoras das plantas; e
Bactérias patogênicas (se presentes).
Rede de interação funcional de bactérias do solo;
Comparação de dados de produção;
Dados disponibilizados no DATABAC, nosso software interativo de análise de microbiomas que facilita a comparação entre amostras e interpretação dos resultados.
MICROBIOMA DE FUNGOS
Perfil e abundância de fungos do solo;
Índice de Diversidade;
Distribuição da abundância de fungos em seus respectivos grupos funcionais, incluindo:
Fungos biofertilizantes;
Fungos fitoestimulantes;
Fungos protetores das plantas; e
Fungos patogênicos.
Comparação de dados de produção;
Dados disponibilizados no DATABAC, nosso software interativo de análise de microbiomas que facilita a comparação entre amostras e interpretação dos resultados.
BIOAS COMPLETA
Beta Glicosidase e Arilsulfatase
IQS Fertbio (IQS Biológico e IQS Químico)
Granulometria de solos e matéria orgânica (Walkley Black)
Granulometria de solos e matéria orgânica (Walkley Black)
Química completa: Ca, Mg, Al, K, P (Melich), pH H2O, pH CaCl, pH SMP, H+Al, Cu, Zn, Fe, Mn, CTC pH7, CTC efetivo, P-rem, B, S, Nível crítico de P
BIOAS BÁSICA
Beta Glicosidase e Arilsulfatase
IQS Biológico
Granulometria de solos e matéria orgânica (Walkley Black)
Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.
Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.
Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.
Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.
Sustentabilidade.
Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.
Nutrição com macro e micronutrientes.
Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.
Maior enraizamento e produtividade.
Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.
Maior eficiência de fósforo e potássio.
O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.
Melhoria das características do solo.
Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.