Como uma empresa referência em biotecnologia, a SUPERBAC tem em seu DNA a inovação como uma das principais características. Dessa forma, é possível oferecer sempre soluções sustentáveis e economicamente viáveis para os segmentos da agricultura, óleo e gás, saneamento, bens de consumo, entre outros.
A SUPERBAC mantém em pleno funcionamento o SUPERBAC INNOVATION CENTER, uma instalação totalmente dedicada à condução de pesquisas no setor de biotecnologia. Dessa forma, este conteúdo traz todas as novidades dessa infraestrutura de ponta. Acompanhe.
O que é o SUPERBAC INNOVATION CENTER?
O SUPERBAC INNOVATION CENTER é uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento dedicada à biotecnologia. Ele agrega uma combinação única: laboratórios extremamente tecnológicos acoplados à mais moderna planta de fermentação microbiana do Brasil.
Assim, é nesse centro de inovação que os mais de 70 pesquisadores se dedicam a decodificar a inteligência da natureza, transformando-a em serviços e soluções de fácil utilização do dia a dia dos clientes de todos os segmentos atendidos pela SUPERBAC.
O SUPERBAC INNOVATION CENTER está localizado em Mandaguari, no noroeste do Paraná. Ele é a conclusão de um projeto iniciado em 2015 e que hoje permite que os pesquisadores lá alocados contem com a estrutura mais moderna de toda a América Latina.
Para isso, estão disponíveis laboratórios de bioquímica, fermentação, purificação, biologia molecular e bioinformática, além de uma biofábrica totalmente asséptica, uma vez que todos os produtos circulam por tanques e dutos herméticos higienizados automaticamente.
[CSJ1]
Isso só reforça a preocupação ambiental da SUPERBAC, que trabalha com um portfólio totalmente alinhado às melhores
práticas de ESG desde o seu início. Ao todo, a capacidade nominal instalada da planta bioindustrial é de 50 mil litros por ciclo, reforçando o caráter estratégico dessa instalação para a produção dos produtos da própria empresa ou para atender pedidos externos.
Quais são as atividades desenvolvidas pela equipe?
Em cada um dos laboratórios, diferentes atividades são conduzidas para que, como mencionamos, novas
soluções cheguem ao mercado e facilitem o dia a dia dos consumidores nos diferentes segmentos atendidos pela SUPERBAC. Nos tópicos abaixo vamos descrever as principais atividades de cada um dos laboratórios.
Laboratório de bioquímica
No laboratório de bioquímica os pesquisadores mapeiam aspectos físicos, químicos, biológicos e mesmo as enzimas presentes no
solo de diferentes locais do Brasil.
Após o preparo e amostra dessas análises, torna-se possível ter uma visão qualitativa e quantitativa no aspecto nutricional a partir do reservatório de micro e macronutrientes, bem como de teores de matéria orgânica, pH, CTC (capacidade de troca catiônica) e característica da textura do terreno analisado.
Laboratório de fermentação
Já o laboratório de fermentação tem papel central na atuação da SUPERBAC, uma vez que cada microrganismo necessita de condições específicas para seu pleno desenvolvimento.
Nesse laboratório o foco é o desenvolvimento de protocolos para potencializar a produção de biomassa ou de moléculas de origem microbiológica. Todo o processo se dá de forma progressiva, começando em pequena escala (utilizando frascos de 200 mililitros) até alcançar o fermentador piloto de 150 litros.
Com isso, os pesquisadores conseguem ter uma melhor noção se as formulações desenvolvidas têm a robustez adequada para serem transferidas, no futuro, para a biofábrica.
LABORATÓRIO DE PURIFICAÇÃO
É no Laboratório de Purificação que são executadas as etapas finais do desenvolvimento de um novo produto, quando este contém como princípio ativo uma molécula de origem microbiana.
Após receber o material produzido no Laboratório de Fermentação, os pesquisadores aplicam metodologias com o objetivo de, primeiro concentrar a molécula de interesse e, posteriormente, isolá-la das demais moléculas, por meio de procedimentos mais específicos.
Assim como no Laboratório de Fermentação, o Laboratório de Purificação é responsável por definir um processo igualmente robusto, focado na sua transferência para a biofábrica.
Laboratório de Biologia Molecular e Bioinformática
O Laboratório de Biologia Molecular e Bioinformática, por sua vez, oferece aos pesquisadores a estrutura para que sejam feitas a extração do material genético tanto do solo quanto de outras matrizes de análise. Esse processo permite sequenciar o DNA presente na amostra e com isso quantificar as formas de vida presentes naquele local.
A partir disso, a equipe de bioinformática entra em ação para analisar essas informações, identificar as espécies encontradas e traçar as interrelações biológicas que ocorrem naquela amostra. Além disso, isso possibilita avaliar a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
Com o grande volume de informações obtidos nessas análises, a equipe de pesquisadores lança mão de ferramentas estatísticas avançadas que permitem tomadas de decisões mais assertivas em todos os projetos desenvolvidos.
Nesse laboratório também é feito o controle de qualidade dos processos fermentativos da biofábrica. Outra atividade ali desenvolvi a manutenção de parte da biblioteca de micro-organismos da SUPERBAC, para que possa ser feito o isolamento e a prospecção de novos microrganismos de interesse para o desenvolvimento de novas soluções.
Quais as principais inovações do SUPERBAC INNOVATION CENTER?
Um dos principais diferenciais do trabalho desenvolvido pelo SUPERBAC INNOVATION CENTER é a completa integração entre os laboratórios citados acima e a biofábrica, estrutura com ampla capacidade produtiva e os mais sólidos padrões sanitários.
São três linhas independentes, o que torna possível que cada uma delas atue com microrganismos diferentes de forma independente. Isso só é viável graças aos robustos controles sanitários, que impedem contaminações cruzadas, inclusive a partir de agentes externos.
Já em funcionamento, a biofábrica do centro de inovação tem a capacidade de produzir os mais diversos insumos biológicos em estratégias de grande escala. Entre os principais estão, entre outros:
· biomassa microbiana;
· enzimas;
· metabólitos microbianos;
· corantes;
· Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs)
Tudo isso permite a atuação nos mais diversos segmentos, como mencionamos na introdução deste conteúdo. Entre os setores atendidos estão a agricultura, nutrição, probióticos, óleo e gás, higiene e limpeza, alimentos e bebidas, saneamento, bens de consumo, farmacológico, entre outros. Além disso, a biofábrica possibilita a obtenção de biomoléculas ou na conversão biotecnológica de componentes de interesse.
Assim, a biofábrica tem como principal intuito internalizar a verticalizar a produção de bioinsumos e desenvolvimento de bioprocessos da SUPERBAC. Isso contribuí também para colocar o Brasil em lugar de destaque no campo da
biotecnologia com avanços constantes, o que é fundamental diante do papel que nosso país tem para garantir a
segurança alimentar da população mundial, bem como para avançar em pautas ambientais.
No fim contas, é no SUPERBAC INNOVATION CENTER que um time de pesquisadores altamente qualificados tem à disposição uma estrutura de ponta para decodificar a inteligência da natureza do micro ao macro. E esse é só o primeiro passo para a criação de mais soluções inovadoras, para melhorar a
sustentabilidade dos sistemas e potencializar a bioeconomia.
Quer saber mais sobre vem por aí e como a SUPERBAC pode ajudá-lo hoje mesmo?
Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas.
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais