A compostagem industrial é um processo decorrente do reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos industriais que contribui para a economia dos negócios. A tecnologia utilizada transforma os aspectos desses materiais de origem industrial, agroindustrial, urbana ou agropecuária em produtos orgânicos. Esses componentes são transformados em fertilizantes que podem ser aplicados com segurança na agricultura.
Inicialmente, é necessário executar a atividade de tratamento dos resíduos sólidos para modificar as suas propriedades químicas e físicas. Além disso, é preciso higienizá-los, estabilizar a sua carga orgânica, reduzir volume e massa para que se tornem seguros para uso. Por fim, é realizada a reciclagem de de matéria orgânica estabilizada e nutrientes.
Deseja entender melhor o que é a compostagem industrial e seus principais benefícios para quem a aplica? Continue a leitura!
O que é a compostagem industrial?
Como você pode ver, a compostagem industrial é o resultado de um processo que vai além da gestão de resíduos sólidos e que faz parte do conceito de economia circular. O objetivo da atividade é minimizar a disposição de recursos na natureza e mantê-los em uso durante o máximo de tempo possível, bem como regenerar e recuperar produtos.
Investir na compostagem industrial possibilita transformar o
lodo originado pelos efluentes em fertilizantes orgânicas e fazer com que as empresas se tornem sustentáveis. Esse processo é um diferencial competitivo, aumenta a segurança relacionada ao descarte e melhora a imagem do negócio diante do mercado. A matéria orgânica é reciclada e transformada em um produto que pode ser revendido.
Quais são os principais benefícios da compostagem?
Um dos benefícios que mais se destacam para quem utiliza a compostagem é maior sustentabilidade dentro da empresa. Os resíduos que recebem tratamento adequado podem ser reutilizados sem gerar passivos ambientais e ter uma destinação ambientalmente segura. As organizações que realizam esse processo recebem o Certificado de Destinação Final (CDF).
Como a compostagem industrial deve ser feita?
A reciclagem de resíduos tem importância estratégica e um impacto considerável para a solução de problemas ambientais da atualidade. A compostagem é uma alternativa ambientalmente sustentável que atende às demandas da sociedade, diminui a pressão sobre aterros sanitários e gera produtos ricos em nutrientes. Observe abaixo como esse processo deve ser realizado por etapas!
Realização da análise prévia
Essa é a primeira etapa na qual os resíduos passam por uma avaliação conforme a sua fonte de geração. Os insumos e as matérias-primas utilizados na produção também são avaliados, com análise de seus aspectos físico-químicos. Depois de receber a aprovação dos técnicos, a carta de anuência é emitida para o gerador.
Disposição dos resíduos
Em seguida, os resíduos podem ser misturados com outros insumos e cavacos de madeira e dispostos nas leiras. Nesse local é necessário revolver o material com o auxílio de sopradores ou outras máquinas que assegurem o desenvolvimento de microrganismos e a aeração que os transformam em uma massa de compostagem sem patógenos.
Desprendimento do calor
Após serem colocados nas leiras, os resíduos ficam aproximadamente 60 dias sendo revolvidos frequentemente e expostos à temperatura de 55 Graus Célsius. Na fase termofílica, a massa da compostagem é higienizada e fica livre de umidade e dos microrganismos patogênicos que podem prejudicar a saúde das plantas ou das pessoas.
Peneiramento e aplicação
O composto passa pelo peneiramento durante o processo de aeração que ocorre durante 30 dias para a maturação. Os fragmentos de madeira ficam na peneira e são reutilizados na próxima compostagem. O produto obtido passa a ser chamado de fertilizante, é registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pode ser aplicado nas áreas agrícolas.
Compreendeu como funciona a compostagem industrial? Saiba que os fertilizantes orgânicos são ricos em matéria orgânica, macro e
micronutrientes de plantas e substâncias húmicas que beneficiam diversas culturas agrícolas, jardins, parques e plantas ornamentais. O produto pode ser ensacado e disponibilizado para o público.
Gostou do conteúdo? Então continue lendo e
conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais