Como estabelecer uma boa rotina de manutenção predial?
Publicado em 17 de dezembro de 2018 | Atualizado em 9 de junho de 2022A manutenção predial é obrigação do gestor de um restaurante ou food service. Ela consiste, basicamente, em manter todos os sistemas e estruturas da edificação em funcionamento. Uma pequena falha inesperada pode causar um grande transtorno, como é o caso de uma caixa de gordura entupida impedindo a utilização da cozinha.
Quando a administração é feita por um amador, a tendência é que os problemas sejam resolvidos a medida que aparecem, delongando a resolução. Fazendo-se um pedido de urgência, o preço dos serviços tende a subir.
Mas existe uma maneira melhor de lidar com isso. Para evitar o caos das instalações inoperantes, separamos algumas dicas de boas práticas de manutenção predial. Confira!
Faça o planejamento para as manutenções
Adiante-se ao problema! Quase todas as urgências de uma edificação podem ser evitadas ou, pelo menos, minimizadas — desde que o gestor faça um bom planejamento.
Quem previne gasta menos tempo e dinheiro para resolver as situações e consegue se preparar financeiramente para todas as manutenções do ano, sem grandes surpresas.
Quando uma construtora entrega uma obra, ela fornece ao comprador um manual de operação, no qual estão inclusos todos os sistemas instalados e uma previsão do tempo de troca ou manutenção de partes sujeitas a degradação (como a faixada) ou com vida útil limitada (como a fossa séptica ou a caixa de gordura).
Faça uso desse material para criar seu planejamento. Se o espaço for alugado, peça ao proprietário uma cópia do material. As normas técnicas de engenharia civil também podem ser úteis para esse fim.
Tenha uma política preventiva
Se um equipamento está próximo do seu ponto crítico, por que esperar até que a solução seja inadiável? Faça uma manutenção predial preventiva e não passe por situações estressantes, como a paralisação das atividades por falhas técnicas. Mandar um cliente para casa com fome é sinônimo de muita repercussão negativa! Para se precaver:
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mantenha lâmpadas extras no estabelecimento, permitindo a troca imediata quando uma se queima (dê preferência ao LED para aumentar a vida útil);
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limpe da caixa de gordura periodicamente, evitando mal cheiro, proliferação de insetos e entupimento — também considere a opção do BioCUBO;
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limpe os ralos e mictórios com produtos adequados e na frequência recomendada;
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verifique sempre se os equipamentos de segurança estão dentro do prazo de validade e funcionando (além de inteligente, essa medida é obrigatória).
Conscientize os colaboradores
O gestor não trabalha sozinho. O mal uso das instalações pode frustrar todos os esforços preventivos da manutenção predial. De que adianta um cronograma e a definição de procedimentos de limpeza se eles não forem respeitados pelos funcionários? Ou como prever a durabilidade da caixa de gordura se as pessoas jogarem óleo na pia da cozinha? Faça palestras, reuniões e fiscalizações sempre que achar que a equipe está sendo mais parte do problema do que da solução.
Tenha bons equipamentos
Por fim, não se esqueça de escolher bem os produtos e equipamentos utilizados no seu estabelecimento. Têm surgido novas tecnologias para a manutenção de restaurantes e food services, como o uso de micro-organismos para digestão de gordura e eliminação de odores nos ralos e mictórios. Essas soluções são eficientes e, ao mesmo tempo, ecológicas, o que diminui a quantidade de produtos químicos utilizados. A manutenção não precisa ser uma tarefa complicada: deixe a ciência te ajudar!
Agora que você já sabe como realizar uma boa manutenção predial no seu restaurante, não deixe de seguir as dicas e fazer por onde manter todos os sistemas do seu estabelecimento em perfeito funcionamento. Lembre-se de que, em gestão, prevenir é sempre melhor do que remediar — essa responsabilidade está nas suas mãos!
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