Certificação AQUA: o reconhecimento de Alta Qualidade Ambiental que toda empresa deve ter
Publicado em 11 de agosto de 2022 | Atualizado em 15 de julho de 2022Buscar a sustentabilidade se torna cada vez mais necessário para todos, inclusive para as empresas. Desde o trabalho no dia a dia até a construção de um imóvel, ter medidas ecológicas é importante. Uma dessas atitudes é a certificação AQUA! Para se ter uma ideia sobre o desperdício na construção civil, confira esse dado. No Brasil são produzidos mais de 100 mil toneladas de entulhos por dia, sendo que apenas 20% são reciclados. Mas como tornar um empreendimento sustentável? Confira no post mais sobre o que é essa certificação de Alta Qualidade Ambiental que toda a empresa deve ter.
O que é a certificação AQUA?
A certificação AQUA é uma qualificação de obras que são sustentáveis, desde a sua construção até o seu funcionamento. Esse reconhecimento serve para casas, edifícios residenciais, comerciais, industriais e qualquer outro tipo de imóvel. Ela é conhecida como certificação AQUA-HQE, criada por um órgão francês em 1974, sendo uma das mais importantes do mundo. Enquanto isso, no Brasil, a Fundação Vanzolini é quem aplica esse certificado desde 2008. Dessa maneira, para consegui-la, a construtora segue critérios estipulados de sustentabilidade. A obra é vistoriada de forma frequente por uma equipe de auditores dos órgãos. Assim, ela atende a requisitos como o baixo impacto ambiental causado pelo canteiro de obras, a gestão de energia e água. Além disso, fazer a gestão dos resíduos, tanto na obra como depois de ela concluída. Para ter o certificado, a empresa cumpre exigências em relação ao conforto térmico, acústico e visual, além da saúde. Nesse último quesito, os auditores acompanham a qualidade nos ambientes relacionados ao ar, água e a questões sanitárias.Qual o principal objetivo da certificação?
A certificação AQUA traz benefícios não só para a empresa, mas para os funcionários e, é claro, o meio ambiente. Para a companhia, a edificação ganha um valor de patrimônio e melhora a imagem. Além disso, ela terá economia de recursos, na obra e na operação. Quer ver um exemplo? Se o prédio tem conforto térmico, isso diminui a necessidade de usar ar-condicionado. Assim, a conta de energia diminui. Se tiver reaproveitamento da água da chuva, gastará menos na conta de água. Isso para construtoras de empreendimentos é um diferencial no portfólio e aumenta a velocidade de venda. Para o usuário do imóvel e o meio ambiente, os principais benefícios são:- menor custo de condomínio;
- melhor conservação da edificação;
- qualidade de vida;
- economia de luz e água.
- redução de poluição;
- menor demanda de recursos hídricos e energéticos.
- menos dependência da infraestrutura urbana.