O descarte irregular de óleo pode trazer danos severos ao meio ambiente, poluindo o solo e água. Sendo assim, é necessário encontrar uma forma segura para fazer o tratamento correto desses resíduos. Para isso existe a caixa separadora de água e óleo industrial, um equipamento indispensável em diversas atividades que geram líquidos oleosos e que desejam se adequar à legislação e cumprir seu papel ambiental.
Ao fazer a instalação do equipamento adequado, você poderá trabalhar de forma muito mais segura e consciente, evitando até mesmo prejuízos financeiros com a recuperação de áreas prejudicadas. Neste texto, vamos explicar o funcionamento da caixa separadora, em que situações ela deve ser usada e qual é a legislação que especifica sua utilização. Fique ligado!
O que é a caixa separadora de água e óleo industrial?
A caixa separadora de água e óleo industrial é um equipamento que trata resíduos oleosos, impedindo que essas substâncias sejam despejadas no meio ambiente sem o devido cuidado. Há vários empreendimentos onde essa solução deve ser adotada, como:
● postos de gasolina;
● oficinas mecânicas;
● lavadores de carros;
● retíficas;
● qualquer estabelecimento que gere resíduos de óleo em seus efluentes.
Para que serve a caixa separadora de água e óleo?
A principal função de uma caixa separadora é separar a água e o óleo para que cada um possa ser encaminhado para um destino correto. O equipamento passou a ser obrigatório em toda a atividade que gera
resíduos oleosos desde a Resolução Nº 273 de 29 de novembro de 2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Como funciona uma caixa separadora?
Há diversos modelos de caixas separadoras de água e óleo disponíveis no mercado, mas na maioria dos casos o sistema tem um funcionamento teórico bem simples: são caixas onde os materiais são separados devido a diferença de densidade entre eles. Geralmente, esse processo é feito por três recipientes:
●
caixa de areia: nessa fase ocorre a retenção de resíduos sólidos como a areia;
●
caixa separadora de óleo: aqui o óleo tende a flutuar e pode ser encaminhado para outro lugar do sistema;
●
caixa coletora de óleo: o óleo que flutuou na etapa anterior é armazenado em outra caixa. O local deve ser de fácil acesso para que a limpeza ocorra da forma correta.
Esse equipamento exige manutenções constantes para funcionar adequadamente, pelo menos de 6 em 6 meses. Além disso, ele deve ser instalado em um nível inferior a outras estruturas de coleta. Outro ponto importante é que as caixas precisam ter aberturas que facilitem a retirada dos materiais.
Qual deve ser a destinação do material separado?
Os materiais separados devem receber um fim devido, evitando que eles entrem em contato com o meio ambiente. Os óleos e outras substâncias poluentes devem ser retirados por uma empresa especializada que possa fazer o tratamento adequado de acordo com a legislação vigente. Em alguns casos, será necessário um Certificado de Movimentação de Resíduos de
Interesse Ambiental (CADRI) . Já a água, pode ser liberada no sistema de esgoto sem risco de contaminação ou reutilizada no próprio empreendimento.
Quais são os tipos de caixa separadora de água e óleo no setor industrial?
Uma caixa separadora de água e óleo industrial vai variar de acordo com a necessidade de cada empresa e existem diversos tipos disponíveis no mercado. Contudo, há dois que são comumente usados:
●
coalescentes: esse tipo de equipamento possui um filtro que aumenta o tempo de permanência dos efluentes no sistema, permitindo que o óleo se aglutine mais facilmente;
●
centrífuga: esse sistema funciona por meio de força centrífuga, em que o equipamento realiza um tipo de puxão nos efluentes em alta velocidade, fazendo a separação do material mais denso.
Então, ao escolher o equipamento correto para o seu caso, você terá um sistema eficaz para a separação dos poluentes e o consequente descarte mais ecologicamente correto das impurezas geradas, ajudando na preservação ambiental e estando de acordo com as
normas definidas pelo CONAMA.
Agora que você já conhece o funcionamento de uma caixa separadora de água e óleo industrial, compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais