Nosso país, o Brasil, é o maior produtor de alimentos do mundo. Por essa razão, também é um dos que mais consome produtos agrícolas. Alguns desses itens, podem oferecer riscos ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Nos últimos tempos, todos tem pensado em práticas que mantenham o
solo saudável e que permita cultivar bons frutos, sem agredir a natureza.
A biorremediação de áreas contaminadas, é uma das estratégias que mais tem dado resultados positivos. Toda a técnica é realizada por meio de manejo natural e sustentável. E, a prática também pode trazer maior rentabilidade para os agricultores, pois permite que a terra seja fértil por mais tempo.
Deseja saber mais sobre a biorremediação de áreas contaminadas? Continue a sua leitura!
O que é essa biorremediação e como é feita?
A biorremediação, nada mais é do que um conjunto de ferramentas utilizadas para a descontaminação da terra. Essa tarefa é realizada com a ajuda de organismos vivos que fazem a quebra das toxinas. Tais microrganismos conseguem degradar poluentes, fazendo com que virem substâncias inertes.
Pode-se dizer que esses fatores fizeram com que a prática se torna-se viável tanto para a escala de tratamento de resíduos, como para a área comercial. O uso dessa biotecnologia
diminui os custos, o que a torna ainda mais convidativa. Com essa técnica, todos os produtos contaminados servem de fonte de energia para as bactérias e fungos.
Em palavras mais simples, a biorremediação acelera a descontaminação, que iria acontecer de maneira natural, porém em um período bem maior. Essa técnica pode ser aplicada de várias formas e entre elas podemos citar:
- fitorremediação;
- bioventilação;
- bioestimulação.
A escolha da ferramenta a ser utilizada vai depender da quantidade de contaminação, do tipo de solo e do agente poluente. Por essa razão, é preciso analisar minuciosamente os detalhes antes de escolher a técnica.
Quais são as principais vantagens desse tratamento?
Existem inúmeras vantagens em utilizar as técnicas da biorremediação. E, a maior delas é que se trata de um processo muito seguro. Todas as ações não afetam o meio ambiente e não fazem mal para a saúde das pessoas. Ao contrário, se torna benéfica para todos, afinal, auxilia na descontaminação da terra. Entre os outros pontos positivos podemos citar:
- ajuda nos processos de formação do solo;
- auxilia na decomposição dos resíduos orgânicos;
- faz reciclagem de nutrientes;
- melhora a fixação de carbono.
Não podemos nos esquecer de que o baixo custo também é um benefício da biorremediação, afinal, os valores investidos se tornam menores do que os outros tratamentos de degradação.
Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre a biorremediação de áreas contaminadas, não deixe de usar essa técnica em sua lavora. Dessa forma você vai conseguir obter maior produtividade e consequentemente vai ter mais lucros, podendo fazer novos investimentos na área da
agricultura. Portanto, faça pesquisas e encontre empresas de confiança que te auxiliem com a implantação dessa biotecnologia.
Gostou do nosso post sobre a biorremediação de áreas contaminadas?
Entre em contato conosco agora mesmo e com o nosso auxílio tenha maior produtividade e sustentabilidade em seu negócio!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais