O uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos é a causa da crescente degradação do solo e de outros prejuízos decorrentes de estresses bióticos e abióticos. Esses produtos originam desequilíbrio químico, físico e biológico das terras utilizadas para o plantio. Por este motivo, foram criados os bioestimulantes que estão conquistando espaço rapidamente por melhorar a produtividade das lavouras.
Os bioestimulantes são substâncias sintéticas ou naturais provenientes da mistura de biorreguladores vegetais com micronutrientes, aminoácidos e vitaminas que podem ser aplicadas para o tratamento das sementes ou diretamente nas plantações. Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre a utilização de bioestimulante de solo e suas vantagens em relação ao uso de agrotóxicos.
Gostaria de conhecer os principais benefícios oriundos dos bioestimulantes? Acompanhe a leitura!
Saiba como tem crescido o uso de bioestimulantes de solo
A aplicação de bioestimulantes está crescendo no mundo inteiro segundo o
relatório da Mordor Intelligence. As previsões são de que esse crescimento ultrapasse 8% até 2025 devido a escassez de recursos e a demanda por práticas sustentáveis no agronegócio. Os solos degradados precisam ser revitalizados para que haja um melhor desenvolvimento das plantas e absorção eficiente de nutrientes.
Confira os principais benefícios do bioestimulates de solo
Os bioestimulantes oferecem excelente custo-benefício para os produtores rurais porque possibilitam o equilíbrio nutricional das culturas. Eles aumentam a rentabilidade para quem atua na
agricultura ao favorecer a produção e a qualidade de diversos tipos de alimentos. Veja a seguir outras vantagens de usar bioestimulante de solo nas suas lavouras!
Mais qualidade de sementes
Utilizar bioestimulante de solo produz melhorias significativas na qualidade dos grãos ao estimular o potencial genético dos vegetais. Dessa maneira, os produtores rurais obtêm sementes com mais possibilidades de desenvolvimento e cujo teor nutricional é elevado. Esses produtos também aumentam a absorção da água pelas raízes e promovem a resistência ao estresse hídrico em períodos de seca.
Melhora nutricional do solo
Aplicar bioestimulantes no solo eleva a sua eficiência nutricional de modo significativo. Essas substâncias ajudam as plantas a coletar macronutrientes da terra como o nitrogênio por terem em sua composição diversos hormônios. Os componentes da fórmula criada em laboratório mimetizam as moléculas ativadoras de sinais de estresses e tornam o ambiente mais fértil para a produção agrícola.
Resistência às pragas e doenças
Bioestimulantes também contribuem para maior resistência a pragas, insetos e doenças que normalmente surgem em lavouras. A sua aplicação deve ser realizada em estágios iniciais de crescimento para que haja o desenvolvimento radicular saudável, o aumento da densidade e do comprimento das raízes. Os componentes do bioestimulante de solo ajudam a obter resultados mais promissores.
Elevação na produtividade
Com os bioestimulantes as plantas acessam aos fitohormônios, citocinas, auxinas, giberelinas e ácidos húmicos que ativam rotas metabólicas e impulsionam a divisão celular. Essas substâncias promovem o desenvolvimento radicular saudável por serem reunidas a proteínas, peptídeos, aminoácidos, lipídios, carboidratos e outros componentes que atuam sobre o metabolismo das plantas após a fertirrigação e elevam consideravelmente a sua produtividade.
Entendeu um pouco mais sobre a importância do bioestimulante de solo! A
Superbac combina biotecnologia com fortalecimento do solo, fabrica e comercializa bioestimulantes há mais de 20 anos. A parceira entrega soluções de alta performance para agricultores e é reconhecida com líder em bioinovação, sendo uma referência mundial nessa área pela sua capacidade de gerar valor aos clientes.
Quer conhecer melhor as soluções da Superbac para agricultura?
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais