Agricultura sustentável: entenda sua importância no campo
Publicado em 27 de maio de 2020 | Atualizado em 22 de outubro de 2022Nas últimas décadas, a população tem procurado consumir itens e alimentos que tenham sido produzidos de forma mais respeitosa com o meio ambiente e a sociedade em geral. As atividades rurais estão no cerne das crescentes discussões sobre as mudanças climáticas globais e as antigas práticas hoje dão espaço para a agricultura sustentável. Diferentemente do que muita gente pensa, a agricultura sustentável foca em minimizar os impactos ambientais ao mesmo tempo em que valoriza o desempenho econômico dos produtores e da nação. Contudo, esse conceito ainda é um pouco confuso para quem vive no campo e está fora dos debates intelectuais sobre sustentabilidade. A dúvida que fica é: como colocar em prática a agricultura sustentável? Para esclarecer essa e outras questões, elaboramos este artigo para você. Continue lendo e saiba o que é esse termo e dicas para implementar na sua propriedade!
O que é agricultura sustentável?
A agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa para a sociedade e, também, economicamente viável. Ainda, deve garantir que as futuras gerações consigam suprir as suas próprias necessidades de produção e, claro, tenham qualidade de vida na Terra. Qualquer atividade ou sistema de produção que se intitule sustentável deve seguir essas premissas. Ou seja, a agricultura sustentável procura conservar os recursos naturais e fornecer produtos saudáveis sem interferir nos níveis tecnológicos de segurança alimentar já alcançados pela população. Sendo assim, trata-se de um conceito de produção agrícola que evita impactos significativos ao meio ambiente e preserva os recursos naturais. Por isso, é uma forma de trabalho mais consciente e que contribui para o crescimento econômico sem comprometer a natureza. Por ser uma produção considerada limpa, a agricultura sustentável está em evidência em todo o mundo, ganhando cada vez mais espaço no mercado. Justamente pelos benefícios que proporciona à sociedade e ao meio ambiente, além do desenvolvimento econômico.Como a agricultura sustentável funciona?
Apesar de parecer um conceito complexo, a agricultura sustentável funciona de uma forma simples e que favorece a qualidade em todos os sentidos. Tudo acontece pela inclusão de metodologias e ações que visam a proteção dos recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Sendo assim, tem a característica de adotar estratégias como a rotação de culturas, preservação dos espaços naturais e redução do uso de agrotóxicos. Além disso, é uma produção que tem foco em uma boa gestão de resíduos e uso consciente e reutilização da água. Com o uso de energias renováveis, tecnologias e preservação de matas nativas, a agricultura alcança a produtividade sem causar danos ambientais. Sobretudo, as práticas ecológicas também contribuem para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis.Qual a importância da agricultura sustentável?
A agricultura já passou por diversas mudanças, desde que a humanidade passou a cultivar seus alimentos em vez de apenas coletá-los na natureza. Ao longo dos anos, a necessidade de produção em larga escala levou à evolução das técnicas e práticas agrícolas. Senso assim, no final da Segunda Guerra Mundial, a Revolução Verde foi palco de grandes inovações tecnológicas no campo. Novidades que aumentaram exponencialmente a produtividade na lavoura e a qualidade dos alimentos, que começou a crescer em todo o mundo. No entanto, o crescimento econômico e industrial da sociedade não levou em consideração os impactos causados ao meio ambiente. De modo desenfreado, consumimos nossos recursos naturais, devastamos vastas áreas florestais e poluímos ar, solo e água. O problema é que esses bens são finitos. Isso significa que a velocidade e a maneira como os utilizamos comprometem os ciclos naturais de tal forma que estamos caminhando para o seu esgotamento. Além disso, tudo o que fazemos sobre a Terra provoca alterações significativas. Por exemplo, o desmatamento de florestas tropicais afeta o clima global e, como consequência, interfere no regime de chuvas de diversas regiões. Para quem trabalha na lavoura e depende da sazonalidade das águas sabe bem da gravidade e dos prejuízos disso, não é mesmo? Nesse contexto, é fundamental e urgente que o agronegócio se reinvente e dê lugar para a revolução sustentável. Em outras palavras, que a produtividade aconteça para atender as demandas da sociedade, mas sem causar impactos severos ao meio ambiente. Caso contrário, o sistema entrará em colapso por causa de um problema que ele mesmo criou e irá provocar um cenário devastador. Visto que a demanda por alimentos é cada vez maior e as pessoas buscam por produtos menos agressivos ao meio e à própria saúde. Nessa perspectiva, a sustentabilidade na agricultura prevê o uso racional dos recursos hídricos e a diminuição do uso de agrotóxicos. Por isso, é uma prática mais que importante, mas uma necessidade para assegurar a disponibilidade de recursos naturais para futuras gerações.Qual o objetivo da agricultura sustentável?
O objetivo da agricultura sustentável é nobre, ou seja, promover a produtividade de forma consciente e sem causar danos a todo o ecossistema. Sendo assim, lida com os recursos naturais e áreas de mata nativa de uma forma consciente e que visa a proteção. Desse modo, os agricultores têm a oportunidade de melhorar a qualidade da produção e ainda reduzir custos. Portanto, o objetivo é melhorar todos os processos e eliminar impactos, usar recursos naturais como água, solo e energia de uma maneira equilibrada — tudo preservando a qualidade dos cultivos.Quais os benefícios da agricultura sustentável?
As vantagens de um campo sustentável não são poucas. Além de permitir que a natureza complete seus ciclos e garantir que as próximas gerações continuem usufruindo dos recursos disponíveis, a prática da agricultura sustentável é uma — senão a única — forma de dar continuidade às atividades da lavoura. O uso racional de todos os recursos naturais e a diminuição dos impactos ao meio ambiente dão retorno econômico aos produtores — já que não há desperdício nem custo com estratégias de recuperação do solo e de cursos d’água. Além disso, os consumidores valorizam os alimentos produzidos com o mínimo de agrotóxicos oriundos de empresas e produtores rurais responsáveis e conscientes ambientalmente. Fator que contribui diretamente para otimizar as vendas e melhorar os resultados. Entre os benefícios da agricultura sustentável, podemos destacar os seguintes:- redução do desperdício;
- otimização dos recursos naturais;
- produção de alimentos mais saudáveis e seguros;
- promoção do bem-estar social de consumidores e fornecedores;
- padronização da qualidade da matéria-prima;
- garantia de abastecimento futuro;
- melhora na imagem da empresa e do produtor frente o consumidor.